Interação virtual entre gestores de Bagé e comunidade é uma das principais ferramentas para informações da Covid-19

Foto: Paulo Batista

Nesta quarta-feira (27), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, em sua página pessoal, comandou mais uma live para informar, em tempo real, a população bageense com relação ao combate e controle da expansão do Coronavírus na cidade. Em três horas no ar, já haviam sido mais de 7,9 mil visualizações. Algumas transmissões já ultrapassaram o total de visualizações da população local, cerca de 120 mil habitantes. Isso evidencia que o conteúdo é acessado por moradores de fora da cidade. Na última transmissão, por exemplo, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acompanhou a exposição realizada por Divaldo e o secretário de saúde Mário Mena Kalil. “Ficamos imensamente satisfeitos em saber que esta forma de comunicação tem sido eficaz para manter os bageenses informados. Com certeza, em tempos de pandemia, a informação é uma arma eficaz de combate ao vírus. Tenho certeza que este contato direto e frequente com a população foi fundamental para a conscientização popular e controle do avanço do Corona em Bagé”, avalia o prefeito.

Outras ferramentas adotadas em Bagé também são referência no estado. É o caso da Sala de Imprensa virtual, criada por meio do aplicativo WhatsApp, que deixou a comunicação entre o poder público e os órgãos de imprensa muito mais ágil e precisa em tempos de pandemia. O grupo, que hoje conta com cerca de 76 profissionais de televisão, rádio, impresso e blogs, foi criado na fase mais crítica da expansão do vírus em Bagé. Como resultado positivo da ação, outras cidades estão utilizando o método e buscando informações a respeito da ferramenta virtual. Diariamente, o Prefeito municipal, Divaldo Lara, com a colaboração do secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, e do coordenador regional de saúde, Ricardo Necchi, participavam de coletivas on-line, primando pela transparência, celeridade e eficácia das informações. De forma dinâmica, todas as perguntas dos profissionais relacionadas à Covid-19 foram respondidas por meio de áudios gravados pelas autoridades de saúde e o Prefeito.

Além disso, outras formas de comunicação foram adotadas, entre elas um boletim diário de atualização dos casos confirmados e descartados, publicado nas redes sociais oficiais da Prefeitura e criação de uma aba específica para as notícias relacionadas ao vírus, no site oficial da Prefeitura de Bagé.