Funcionários da Secretaria de Saúde são testados para Covid-19

Foto: Giovana Pereira

Iniciou, nesta segunda-feira (25), a realização de testes rápidos para detecção do Coronavírus, por amostragem, em funcionários da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência. Conforme solicitação do prefeito Divaldo Lara, a testagem também será disponibilizada para os profissionais das unidades básicas.

De acordo com o secretário Mário Mena Kalil, todos os setores da pasta receberão a testagem na modalidade amostragem por setor. Caso o resultado seja negativo, somente este funcionário passa pela avaliação. Caso o resultado seja positivo, todos do setor fazem o teste rápido. Mena comenta que a medida é importante tanto para a secretaria quanto para funcionários, mas principalmente para que a administração municipal tenha uma amostragem de casos positivos na cidade para poder continuar com as estratégias de enfrentamento à Covid-19.
A funcionária pública Tassiana Quadros Rosa, 29 anos, concursada há mais de oito anos, que trabalha no setor de exames da pasta e diariamente tem contato com o público, falou da relevância da ação. “Acredito que a testagem seja muito importante para nós, servidores, pois tranquilizamo-nos em saber que não estamos contaminados e que podemos atender a comunidade com maior segurança. Além disso, também podemos voltar para nossas casas com a certeza de que não estamos com o vírus. Temos bastante contato com a população e, infelizmente, percebemos que nem todos atendidos tomam os cuidados necessários, fazendo, por exemplo, o uso inadequado da máscara. Mas esta é uma realidade que vem mudando positivamente ao longo do tempo, à medida que as pessoas conscientizam-se sobre os riscos da doença”, relata ela que mora com a mãe que faz parte do grupo de risco. A servidora ainda conta que muitas pessoas ainda buscam informações sobre o coronavírus na sede da secretaria apresentando sintomas gripais, o que deve ser realizado em uma unidade de saúde ou até mesmo por telefone do setor epidemiológico do município, através do 3312 -2624.