Governo Municipal ressalta ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: Aline Moreira

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), desde o início da atual gestão, é engajado na Campanha “Faça Bonito”, de âmbito nacional. O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do Brasil.

Desde o primeiro momento, a campanha, em nosso município, é marcada com uma semana de chamamento, com palestras, apresentações de teatro, conversa com escolas (alunos e professores), que tem como foco alertar e levar conhecimento a todos, do que de fato se concretiza como violência, reconhecimento de sinais através de atitudes dos menores, investigação, denúncia e, principalmente, alertar para o fato de a maioria dos casos acontecerem dentro de casa, onde os abusadores estão inseridos no núcleo familiar se aproveitando da confiança de parentes e crianças.

Porém, o atual contexto, em função da pandemia instalada devido à Covid-19, impossibilita ações nas quais sempre se buscou atingir um grande número de pessoas. No entanto, a Secretaria mantém o trabalho de esclarecer e prevenir o máximo possível estas situações. Sendo assim, foi lançada uma campanha de forma on-line, com depoimentos de profissionais, das mais diversas áreas, que lidam com esta condição. Além dos já citados depoimentos, haverá uma divulgação de materiais digitais.

“Infelizmente, esta é uma realidade que não escolhe etnia, religião, posição social. É um câncer instalado em nossa sociedade e nossos filhos são vítimas diretas que, na vulnerabilidade do ocorrido, demoram a se manifestar”, disse João Pedro Finger, Secretário da Smasi.