Prefeitura leva vacinação contra a gripe a supermercados e outros pontos da cidade

Foto: Paulo Batista

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, iniciou nesta segunda (18), uma grande ação de vacinação contra a gripe, para todos os funcionários dos supermercados da cidade. A atividade teve início na primeira hora da manhã, no supermercado Peruzzo, onde além da imunização de 73 profissionais, foi realizada a testagem rápida em três colaboradores, escolhidos através de sorteio. Todos apresentaram resultado negativo. Além dos supermercados, haverá vacinação também em todos os estabelecimentos comerciais da cidade, assim como a realização de teste rápido em, pelo menos, um funcionário de cada local.

O prefeito Divaldo Lara falou sobre a vacinação. “Todos os trabalhadores dos supermercados, tanto os localizados no centro como o dos bairros, receberão a imunização contra o H1N1. É uma ação inédita da Prefeitura de Bagé, que vai atender uma centena de profissionais, que também estão na linha de frente no atendimento a nossa população, expostos ao contato direto com outras pessoas”, explicou o chefe do executivo, ressaltando ainda a importância do trabalho que está sendo realizando, sendo mais uma ação para proteger a população e os trabalhadores.

De acordo com o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, a atividade faz parte do cinturão de monitoramento, que teve início no final de semana com a imunização de todos os professores da rede municipal de ensino e nesta segunda se junta a outras ações como a vacinação dos trabalhadores dos supermercados da cidade, a realização de testes rápidos e as barreiras sanitárias.

Estamos aproveitando esse tipo de comércio, que são locais de grande circulação, para oferecer a imunização contra a gripe, pois entendemos que eles também estão expostos, da mesma forma serão realizados os testes rápidos em alguns funcionários, através de sorteio, naqueles que tenham maior contato com a população e desta forma vamos ter ideia de como estamos lidando com esse vírus em nosso município”, detalhou o secretário.

O empresário Lindonor Peruzzo, falou da importância da vacinação para os colaboradores de seus estabelecimentos, para que todos permaneçam realizando suas atividades com saúde. “É uma atitude louvável do governo municipal em oferecer essa imunização, garantindo que nossos profissionais fiquem tranquilos, pois diariamente eles estão em contato com a população”, frisou.

Carlos Rogério Munhos, 48 anos, gerente de uma das unidades, recebeu a imunização e foi um dos funcionários que realizou o teste, que apresentou resultado negativo. “Agradecemos a preocupação da administração municipal em oferecer as vacinas para nós trabalhadores, pois também estamos na linha de frente, e desta forma vamos continuar exercendo nossas atividades, porém, mais tranquilos”.

Kalil finalizou informando que todo o conjunto de ações que o município está realizando, busca correr à frente dos demais municípios gaúchos, principalmente neste momento em que há registro de aumento de casos positivos para a Covid-19 em cidades vizinhas. O secretário também comentou que na próxima quinta e sexta-feira começam o segundo ciclo de pesquisas com testes rápidos na população.