Coronavírus: Vigilância em Saúde faz triagem de passageiros no aeroporto

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através da Vigilância em Saúde, iniciou uma ação contra o novo Coronavírus, no aeroporto do Comandante Kraemer, nesta quinta-feira (14). A equipe abordou passageiros que desembarcaram do voo com objetivo de dar informações sobre a doença, verificando a temperatura corporal para identificar possíveis sintomas da Covid-19 e realizando saturação, além de orientá-los sobre quando devem procurar o serviço.

De acordo com o coordenador da Vigilância, Geraldo Gomes, a medida é importante para reduzir a propagação do novo Coronavírus, principalmente de pessoas que chegam em Bagé vindas de outros municípios.  “Com a triagem, ainda no terminal de desembarque, podemos identificar passageiros que apresentem sinais da Covid-19 assim que chegam na cidade. Com os assintomáticos, esclarecemos dúvidas sobre a doença e orientamos as precauções de higiene”, explicou.  Ainda segundo Gomes, os tripulantes são orientados para que fiquem em quarentena por 14 dias e a equipe da saúde permanece  em contato e monitorando-os.

O secretário de saúde, Mário Mena Kalil, também falou da atividade. “A ação de controle por parte da Vigilância nos acessos à nossa cidade, como aeroporto e vias rodoviárias, através das barreiras sanitárias, são importantes para orientar e avaliar se alguém está chegando em nossa cidade em estado febril. Fizemos nosso trabalho, controlamos a contaminação em Bagé e, agora, também estamos nos preocupando com os acessos, além de continuarmos com os cuidados de proteção, como uso de máscara, afastamento, higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória”, concluiu.