Terceira fase da vacinação contra gripe começa na segunda-feira

Foto: Giovana Pereira

Começa na segunda-feira (11), a terceira fase da campanha nacional de vacinação contra gripe. Passam a ser vacinados também as crianças de dois a seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), mães no pós-parto até 45 dias (puérperas) e pessoas com deficiência. Já a partir do dia 18, serão imunizados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Com a inclusão dos novos grupos, estão contemplados todos os públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência segue com as medidas de evitar aglomerações e assegurar medidas de prevenção ao novo coronavírus. A coordenadora municipal de imunizações, Tatiana Miranda, alerta que pessoas com sintomas gripais não devem tomar a vacina. “Quem estiver com algum sintoma de infecção respiratória deve manter o isolamento e esperar a melhora do quadro de saúde para se imunizar”, orienta.

Pessoas que fazem parte do público-alvo da primeira e da segunda fase da campanha que não tenham se vacinado, ainda podem buscar a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha foi prorrogada até 5 de junho.
Até esta segunda-feira, foram aplicadas 31 756 doses da vacina, sendo a cobertura em idosos de 112% e em profissionais de saúde 103% da cidade. A meta ultrapassou os públicos-alvos.