Coordenadoria da Mulher intensifica acompanhamento a casos de violência à mulher em período de afastamento social

A Prefeitura de Bagé, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Diversidade, verificou que, neste período de afastamento social, intensificou sua demanda de ocorrências de violência às mulheres.

Em meio ao distanciamento social, decorrente da pandemia do novo Coronavírus, as ocorrências de registros na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) têm números significativos que fere a Lei Maria da Penha, aumentando assim a disposição de atendimentos da coordenadoria. A coordenadora da pasta, Cândida Navarro, comenta que os casos duplicaram neste momento de enfrentamento à Covid-19, sendo que as brigas ficaram mais acentuadas e a tolerância diminuiu.

Navarro ainda menciona que o atendimento às mulheres está sendo efetuado de forma normal. Aquelas que procurarem a coordenadoria serão acompanhadas pela equipe técnica, composta por  assistente social, advogado e psicólogo. Desde a ida à delegacia até os próximos passos a seguir contra o agressor. A mulher que se encaminhar à DPPA diretamente será perguntada, no local, se quer o acompanhamento da coordenadoria, sendo preenchido uma ficha para ser procurada logo após. Além de toda uma estrutura para ajudar a vítima, o município disponibiliza um abrigo para receber esta mulher, portadora de um Boletim de Ocorrência (B.O.), será encaminhada para o local, em que não será disponibilizado o endereço e ela poderá levar seus filhos, ficando protegida e recebendo os cuidados necessários. “Pedimos que aquelas que não conseguem por algum motivo denunciar, os vizinhos, familiares ou aqueles que puderem, sejam os porta-vozes dessas mulheres. Em briga de marido e mulher se mete a colher sim”, enfatizou Navarro.

As denúncias poderão ser feitas pelo 180, Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Para a Brigada Militar, ligue 190 ou pelo plantão da coordenadoria, (53) 999 66 38 29, todos os canais são gratuitos e confidenciais.