Daeb explica à comunidade de São Domingos os motivos para racionar água do poço

Foto: Deividi Leonel

Na manhã desta quarta-feira (29), técnicos do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) foram até São Domingos para explicar sobre a decisão do poço localizado no bairro entrar na escala de racionamento. O vereador Rafael da Silva Rodrigues (Fuca) acompanhou a conversa.

O diretor operacional do Daeb, Volmi Peraça, e o superintendente operacional da Autarquia, Emílio Mansur, apresentaram os motivos que levaram o Daeb a racionar água do poço São Domingos que de costume não entrava no rodízio. “Dias atrás, este poço deu sinal que estava secando. Tivemos até que trazer um caminhão-pipa para encher a caixa do bairro para manter o abastecimento. Não queremos correr o risco da comunidade ficar sem água. Por isso, o racionamento se faz necessário”, destacou Peraça.

O horário em que as casas de São Domingos irão receber água será das 15h às 03h.

Níveis Barragens
A Sanga Rasa está 6,15 metros abaixo do normal. O Piraí está com 5,25 metros negativos. Já a Emergencial está 0,80 m aquém da normalidade. Nos últimos dias, a chuva registrada na cidade, de 25,7 milímetros, foi insignificante para reverter a situação. No total, em abril, até o momento, ocorreram apenas 75,8 milímetros de precipitação, praticamente a metade da média histórica do mês, segundo dados da Estação de Tratamento de Água (ETA).