Daeb realiza reuniões para definir novas ações frente à estiagem

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (24), o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realizou duas importantes reuniões para traçar novas metas em relação à forte estiagem que afeta a cidade. Um dos encontros foi interno com a equipe de funcionários montada para definir as ações. O outro foi em conjunto com o Exército e Defesa Civil Municipal.

A primeira reunião da Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem, composta na sua maioria por servidores do quadro do Daeb, aconteceu na sala de reuniões da Autarquia. A pauta tratou, entre inúmeros assuntos, sobre o mapeamento de poços do município para usos futuros. Além disso, foram avaliadas as ações realizadas nesta semana, como a reativação do poço Malafaia II e Emergencial. “Este grupo foi instituído oficialmente, por portaria, para criar mecanismos de prevenção, ação e histórico para que
sirva como instrumento de gestão e processos, visando balizar futuras decisões com relação a estas intempéries”, explica Márcio Pestana, diretor geral do Daeb.

Já a segunda reunião aconteceu nas dependências do 3º Batalhão Logístico (3º B Log). O objetivo do encontro foi agradecer o apoio que está sendo prestado pelo Exército e solicitar a ampliação da ajuda no transporte de água. “Nossa intenção é disponibilizar o maior apoio possível”, afirmou o Tenente-Coronel Marco Antonio de Lima, comandante do 3º B Log. Ele estima que conseguirá mais viaturas a partir da próxima semana. Os caminhões do Exército auxiliarão no transporte, até a Barragem Emergencial, da água disponibilizada pela reserva particular da Britasul. Nos próximos dias, também serão locados mais caminhões-pipa, através de recursos disponibilizados para Bagé pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.