Em novo pronunciamento, Prefeito anuncia novas medidas

Foto: Paulo Batista

Suspensão do corte de água, entrega de cestas básicas e abertura de novos leitos são as principais

No início da tarde desta sexta-feira (20), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, acompanhado do coordenador regional de saúde, Ricardo Necchi, atualizou a população em pronunciamento veiculado ao vivo pelas redes sociais, momento em que a imprensa e a comunidade interagiram enviando perguntas respondidas em tempo real pelo gestor e pelo médico.

Foram atualizados os números da expansão da doença. São 18 casos no total, dois apenas confirmados e os outros 16 aguardando resultados de exames.
Um dos casos confirmados é do Dr. Jorge Moussa, que passa bem e está em tratamento, agora, na capital do Estado. O outro caso confirmado também está com boa evolução, em isolamento domiciliar. Dois casos do passado já foram dados como negativo, um em Bagé e outro em Candiota.

Entre as novas medidas do Governo de Bagé, foi assinado pelo gestor, no momento do pronunciamento, o decreto 052 de 2020, que estabelece a suspensão temporária do corte de fornecimento de água no município pelo prazo de 60 dias.

“Estabelecemos contato com o governo do Estado, Governo Federal e ministérios, pedindo suporte de repasse de recursos ao município e região, para que possamos receber um reforço financeiro para a continuidade das ações do plano de contingenciamento. Solicitamos quatro mil cestas básicas ao Governo Federal, alimentos ao Governo do Estado e pedimos ao Ministério do Desenvolvimento Regional novas caixas d´água  para o município. Isso porque as pessoas mais pobres não conseguiram estocar sua alimentação , trabalham de dia para comer à noite e são os que mais sofrem neste momento”, disse o Prefeito.

Distribuição de cestas básicas
A Prefeitura adquiriu, com verba de recurso livre, quatro toneladas de alimentos. Ainda na sexta-feira (20), a distribuição já teve início, na área verde localizada no bairro Santa Cecília.
“Também adquirimos quatro toneladas de arroz e duas de feijão, que estamos guardando para o momento mais difícil. Tomara que não venha, mas se vier, nos próximos dias, estamos abastecidos para dar este suporte a estas famílias mais pobres. Catadores, pessoas em situação de vulnerabilidade e miserabilidade do município de Bagé”, anunciou Divaldo.
A Defesa Civil de Bagé está realizando o cadastramento das famílias em vulnerabilidade social para a distribuição das cestas básicas , pelos telefones 999775585 e whats 999321470.
O prefeito ressaltou, ainda, que se forem registrados novos casos e óbitos, as medidas poderão ser ainda mais severas. “Vamos trabalhar com a devida firmeza para que a população não seja contaminada e seja preservada”, ressaltou.

Abertura de novos leitos
Necchi anunciou que o Hospital Universitário reabrirá sua UTI, para atender pacientes do coronavírus, oferecendo oito leitos. “Além de dez leitos para internação. É uma excelente notícia”, avaliou.