Comunicado

Frente à continuidade de problemas no abastecimento da cidade, a equipe diretiva e técnica do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) esteve reunida, na manhã desta quinta-feira (19), para traçar ações de emergência a fim de garantir o fornecimento de água. Uma delas é a reativação imediata de poços artesianos.

Desde ontem (18), mesmo não havendo mais rompimentos nas adutoras, não foi possível restabelecer o abastecimento em todas as regiões, pois os reservatórios não estão conseguindo se recuperar. Um dos motivos é o alto consumo, principalmente para encher caixas residenciais e cisternas de prédios.

Hoje (19) pela manhã, foram ligados os motores da região central, da Zona Norte e Sul. Até a água ter força para subir nas caixas, pode demorar algumas horas para as residências voltarem a ter abastecimento normal. Seguem desligados os motores do Passo das Tropas, que abastecem Alcides Almeida, Floresta, Mingote Paiva, Santa Cecília e arredores. Também segue desabastecida a região do bairro Ibajé.

Devem ser reativados, ainda hoje, quatro poços: Tiarajú, Aeroporto, Madezatti e no pátio da Estação de Tratamento de Água (ETA). Amanhã (20), devem ser reativados os poços Castro Alves e Emergencial.