Prefeito Divaldo Lara encaminha decreto de situação de emergência em virtude da estiagem

Foto:Leonardo Jardim

O Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, recebeu, na manhã desta segunda-feira (16), integrantes da diretoria da Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha). No encontro, os diretores fizeram solicitações ao Executivo em virtude da falta de chuvas na região, o que tem causado grandes dificuldades para os produtores. Além disso, o grupo também debateu sobre as estradas do município.

A principal pauta discutida foi o pedido para decreto de situação de emergência em Bagé. Com o documento, os produtores locais podem fazer encaminhamentos como refinanciamentos em instituições financeiras.
Além da falta de chuva e, consequentemente, de água, que afeta diretamente a lavoura, o gado leiteiro também está produzindo menos matéria-prima e, com a falta de pastagem e água para os animais, é necessária a compra de ração, o que acarreta em mais gastos. Os criadores de gado de corte também sofrem as consequências destes problemas.

Por solicitação do Prefeito, a Defesa Civil já elaborou o documento para que o Estado e o Governo Federal homologuem o pedido, em um prazo de até 15 dias. “A agricultura é um dos principais pilares da economia de Bagé, por isso é essencial termos constante atenção para a área e um permanente diálogo para auxiliar no que for preciso”, ressaltou Divaldo.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Cleber Carvalho, também avaliou a situação. “Além dos prejuízos econômicos que a estiagem traz, causa também graves problemas diretos às pessoas , já que muitos estão sem água potável para consumo próprio”, destacou o titular da pasta.

Estradas
Na reunião, o grupo solicitou que sejam disponibilizadas mais duas motoniveladoras, já que o período de colheita e escoamento da safra também está perto de ocorrer. O chefe do Executivo garantiu que irá trabalhar a fim de buscar os recursos necessários para esta demanda.

Os integrantes presentes na reunião da Agricampanha foram Gesiel Porcincula dos Santos, Dari Raddatz Júnior, Diego Aléssio, Tiago Aléssio e Raquel Taschetto.