22º Campanha de vacinação contra Influenza é antecipada

Foto: Giovana Pereira

O setor de imunizações da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que a operacionalização da Campanha de vacinação contra a Influenza 2020, será antecipada, neste ano, começando no dia 23 de março e se estendendo até 23 de maio.

Conforme a coordenadora, Tatiana Miranda, todas as unidades de saúde do município estarão disponibilizando a vacina. Ainda segundo ela, a antecipação tem dois objetivos, sendo eles:  reduzir as complicações e as internações mais a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para vacinação

“A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza”, ressalta, informando ainda que o público-alvo são crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; indivíduos a partir de 55 anos ; trabalhadores da saúde; professores; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e grupos com comorbidade.

Durante o primeiro mês da Campanha (23 de março a 23 de abril), o Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes, vai estender o horário de atendimento, das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.
Já a unidade móvel estará na Praça Silveira Martins (Coreto) nos dias 04, 11, 18 e 25 de abril, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.  O Dia “D” Mobilização Nacional deve acontecer em 9 de maio.

Tatiana destaca que devido à magnitude da Campanha, as ações de divulgação são importantes para atender as demandas da população em geral, priorizando ações pontuais capazes de influenciar na captação dos grupos prioritários.