Cinco mil novos empregos – Prefeito recebe representantes da Copelmi Mineração

Foto: Patrícia Leal

Executivos detalharam projeto de construção de grande empreendimento na região

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Divaldo Lara recebeu, em seu gabinete, representantes da empresa Copelmi Mineradora, Davi Souto e Ricardo Lessa. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto que prevê a construção da Usina Termelétrica Nova Seival, em Candiota, que ofertará cinco mil empregos na região.

Os executivos apresentaram o empreendimento que deverá ser erguido na cidade vizinha. “Estamos retomando o projeto, conversando com as lideranças. Queremos apresentar à comunidade em uma audiência pública”, adiantou Lessa.

Divaldo ressaltou o potencial carbonífero da região. “A avaliação que fazemos é que as questões ambientais tendem a andar de forma mais ágil no Brasil”, destacou, lembrando o crescimento que um projeto deste porte proporciona à região.

Os responsáveis pela empresa destacaram que 80% dos recursos relacionados ao carvão estão concentrados no Rio Grande do Sul. “E nessa região temos o melhor carvão”, destacou Souto.

A Copelmi Mineração Ltda é uma empresa com mais de 100 anos de experiência na mineração de carvão no Brasil, detém 80% do mercado privado de carvão industrial no país e concessões com reservas de mais de 4 bilhões de toneladas.

O empreendimento tem capacidade instalada de 727 MW e investimento de US$ 1,3 bilhão.  A expectativa é que gere mais de quatro mil empregos na construção e 600 na fase de operação.