Projeto Arquitetônico do Teatro Municipal é apresentado

Foto:Pricila Reis

Mais um grande passo foi dado em direção ao sonho da construção de um Teatro Municipal em Bagé. Na tarde desta terça-feira (20), no auditório Luiz Coronel, na Biblioteca Pública Dr. Otávio Santos, imprensa, artistas e comunidade em geral prestigiaram a apresentação do projeto arquitetônico do Teatro Municipal de Bagé. Detalhes como a estrutura interna e externa, coxia, elevadores, floreiras, banheiros novos e fachadas foram expostos, encantando aos presentes.
A reunião contou com a presença do prefeito em exercício, Manoel Machado, do secretário municipal de Gestão, Planejamento e Captação e Recursos, Eduardo Deibler; secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Oliveira, secretário de Desenvolvimento Rural, Cleber Carvalho e representantes e diferentes vertentes culturais na cidade.
“Estamos muito satisfeitos com este momento. O prefeito Divaldo Lara pediu para que destacasse o entusiasmo dele com esta ideia. É um resgate a esse patrimônio cultural extraordinário”, comentou o prefeito em exercício.
“Hoje estamos muito felizes por poder estarmos reunindo aqui, mais uma vez, a comunidade cultural para o debate da construção de um sonho de todos os bageenses que é o Teatro Municipal de Bagé. Estamos em uma fase em que está sendo apresentado o projeto arquitetônico, para que possamos construir junto com quem faz a arte. Este grande projeto vai ser cadastrado à Lei de Incentivo à Cultura (LIC), transformando a Biblioteca em um grande complexo cultural”, comemorou Anacarla.
“Este é um passo muito importante hoje. Trabalhamos muito por isso nesta gestão, desde o início”, resumiu Deibler, relembrando todas as fases que deram início a este debate.
O presidente da Comissão de pela Construção do Teatro Municipal de Bagé, instituída para tratar do tema, Gladimir Aguzzi, lembrou que esta é uma luta de anos. “O Teatro é um sonho alimentado há várias décadas. Optamos pela Biblioteca Pública por ser um espaço que já é da Prefeitura. Hoje chegamos em um momento importante que é a apresentação do projeto. Todos estamos curiosos para ver essa ideia inovadora. Agradecemos a todos que participaram de todas as reuniões”, disse.
O projeto foi apresentado pelo arquiteto responsável Elso Engleitner e pelo produtor cultural Francisco Roloff, da Impacto Desenvolvimento Cultural, de Ijuí. “Próxima etapa é o orçamento. Estamos apresentando aqui um pré-projeto. É a terceira vez que viemos a Bagé e ouvimos todos os interessados para fazer o projeto o mais próximo da necessidade. Tivemos um respaldo da Prefeitura muito bacana e agora vamos para a parte técnica, detalhando a ideia”, comentou   Engleitner.