Secretaria de Saúde promove ações durante Novembro Azul

Foto: Divulgação

Depois de realizar diversas atividades no mês passado, referentes ao Outubro Rosa, cujo objetivo é a prevenção do câncer de mama nas mulheres, a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência realiza ações do movimento mundial Novembro Azul, que visa o combate ao câncer de próstata.

Este tipo da doença é o mais detectado entre os homens, sendo a causa de morte em 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos acometido pelo mal.
Para incentivar e conscientizar os bageenses, a pasta realiza ações a partir do dia 13 de novembro em unidades de saúde do município e no centro da cidade.

Confira a programação já confirmada:
13/11 – 19h – Palacete Pedro Osório – Palestra com o dr. Mauricio Colares Araújo com o tema “Prevenção de Câncer de Próstata”. A atividade é direcionada para toda população mas com foco para os servidores municipais.
18/11 – 9h – Praça de Esportes – Rústica de 4km com largada às 9h
18/11 – 9h30 – Praça de Esportes – Caminhada de 2km
18/11 – 16h – Praça de Esportes – Passeio Ciclístico de 20km
23/11 – Durante o dia – Praça Silveira Martins – Unidade Móvel com equipe do Sais realiza testes rápidos e com presença de médico.

Além destes, mais eventos estão em elaboração, principalmente nos bairros da cidades, que já começaram a se preparar para as atividades referente ao tema, como no Malafaia, que já recebeu decoração com a cor símbolo.
O secretário Mario Mena, fala sobre a ação. “As campanhas de prevenção que promovemos e realizamos têm como objetivo a conscientização da população e, ainda, ressaltar a importância dos constantes exames preventivos. Um diagnóstico precoce aumentam as chances do paciente obter a cura”, ressaltou.

Abaixo informações retiradas do site do Ministério da Saúde
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen,

Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Foto: Divulgação