Formações movimentam setores da rede pública de ensino

Foto: Divulgação

Desde o começo desta semana uma série de formações tem reunido professores dos vários níveis da Rede Municipal de Ensino de Bagé.

A proposta de cada área é oportunizar momentos de reflexão sobre as práticas nos mais variados níveis, além da troca de experiências e da atualização que cada encontro possibilita aos docentes da rede.
Para a secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, as formações são fundamentais em todas as etapas. “Estamos no começo do ano letivo e cada formação representa novos olhares, novas práticas, novos recursos, novas possibilidades. Além de servir como atualização, sentimos que os encontros motivam os professores para os desafios deste ano que está só começando”, disse Adriana.

Educação de Jovens e Adultos
Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, a equipe responsável pelo setor na Smed está desenvolvendo reuniões em cada uma das escolas.
O objetivo é reunir os professores e da modalidade para um planejamento participativo. “A ideia é reunir os professores para que possamos criar todos juntos estratégias para combater a evasão e a repetência”, informou a coordenadora da EJA na Smed, Rita Domenhech.

Anos Iniciais
Ontem aconteceu o encontro que reuniu os supervisores dos anos iniciais das escolas da rede. O encontro de formação contou com a participação da professora adjunta da UERGS, Rochele da Silva Santaina.
Com o tema “O papel do supervisor”, a palestrante destacou a importância deste profissional dentro do ambiente escolar. “Além disso tratamos sobre temas como instrumentos avaliativos, planejamento e orientações sobre a rotina do supervisor”, acrescentou a coordenadora dos Anos Iniciais da Smed, Marilene Ferreira.

Anos Finais
E na manhã desta sexta-feira aconteceu a primeira das formações promovidas pelo Setor de Anos Finais. Com o tema “Práticas pedagógicas transformadoras”, a professora doutora Mirna Susana Vieira de Martínez abordou aspectos que podem potencializar a prática do professor. A palestra foi dedicada a professores de História, Geografia e Ensino Religioso. O encontro contou com a participação da diretora geral da Smed, Rita Lopes de Oliveira, e da reitora da Uergs, Arisa Araújo Luz.
Segundo explicou a coordenadora do setor, Daniela Rodrigues Gasparoni, as próximas formações por área contemplarão os professores de Espanhol, Português, Ciências e Arte, Matemática e Educação Física.