Atividades na Praça Silveira Martins marcam o Dia da Mulher

Foto: Rodrigo Sarasol

No dia em que se comemorou a Data Magna da Mulher, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência por meio do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais) e Coordenadoria da Mulher, desenvolveu ações voltadas exclusivamente para o público feminino, na Praça Silveira Martins, das 13h30min às 18h. As atividades envolveram distribuição de material informativo e orientações sobre Saúde da Mulher, Testes Rápidos para DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), atendimento com assistente social e nutricional, massagens, embelezamento, distribuição de erva mate e água quente para chimarrão, além de um espaço dedicado especialmente para as crianças.

De acordo com a coordenadora do Sais, Eliziane Foletto, o objetivo desta ação é oferecer serviços voltados a saúde da mulher e proporcionar um momento de comemoração. “O evento consiste no embelezamento das mulheres por profissionais especializadas, que estão trabalhando de forma voluntária, além de disponibilizar autoexames das mamas e preventivo, verificação de pressão e glicose, além dos testes rápidos para DST’s, que está sendo realizado pela primeira vez em local público”, destaca.

Foto: Rodrigo Sarasol

Para a Vânia Costa, 35 anos, que há um ano não faz o autoexame, o evento veio para garantir que neste dia ela faça a sua prevenção para o câncer de mama. “Para nós que trabalhamos o dia inteiro fica difícil de ir em um posto, tirar ficha para fazer o exame e por isso fiquei todo esse tempo sem fazê-lo. Está sendo um verdadeiro presente para nós mulheres”, comemorou.
Já a aposentada de 62 anos, Ângela Maria da Silva, fez o autoexame e aproveitou a tarde para também realçar a beleza no espaço do Senac. “Estou amando esta iniciativa, é maravilhoso poder se cuidar de todas as formas. Parabenizo os organizadores que tiveram essa brilhante atitude”, apontou.

O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, destacou que no Dia Internacional da Mulher, a secretaria fez questão de promover ações que demonstram o reconhecimento e a importância das mulheres na sociedade. “Além de fortalecer políticas públicas para as mulheres e de promover a igualdade, a secretaria vai ajudar a reestruturar toda uma rede de atendimento e conferir mais proteção à mulher. Também vamos articular as demais secretarias municipais e órgãos públicos para dedicar uma atenção especial à mulher bageense”, disse.