SMED afina parceria com CAPS I e implanta Núcleo de Apoio Pedagógico

Foto: Divulgação

Um encontro entre SMED E CAPS-I, fortaleceu e alinhou a parceria entre a Educação e a Saúde para o atendimento dos alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino.
Participaram da reunião a diretora geral e a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional, Rita de Cácia de Oliveira e Carmen Bueno, respectivamente, a coordenadora da Educação Inclusiva, Mara Rúbia Pinheirua, a coordenadora geral da saúde mental do município, Carla Finger, as coordenadoras técnicas e administrativas do CAPS-I, Lisiane Kalil e Simonia Leal, e a orientadora educacional do CAPS-I, Ana Maria Ferreira, além da equipe da inclusão da Smed.
Durante a reunião o grupo definiu os novos rumos desta parceria entre o Atendimento Educacional Especializado, realizado nas escolas do município, e os atendimentos Clínicos do CAPS-I. “Alinhamos esta parceria para que possamos atender de fato a demanda dos alunos da rede”, explicou a coordenadora do setor de Inclusão. O CAPS-I oferece atendimentos clínicos em fonoaudiologia, psiquiatria, pediatria, psicologia, psicopedagogia, equoterapia e neuropediatria.
Mara Rúbia destaca que o vínculo com o CAPS-I vai se restringir aos atendimentos clínicos. “Queremos fortalecer este serviço e buscar formas de garantir um melhor e mais efetivo acesso dos alunos a eles”, disse, ao acrescentar que o atendimento pedagógico será feito por uma equipe multidisciplinar da SMED, através do recentemente criado Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).