Enfermeiros das ESFs recebem capacitação em assistência pré-natal

Crédito: Giovana Pereira

A secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência promoveu uma capacitação para cerca de 30 enfermeiras que atuam na rede da Estratégia Saúde da Família (ESF), nesta terça-feira (31), no auditório do PAM I, e foi conduzida pela médica ginecologista Júlia Castilhos e pelo coordenador de enfermagem Nelson de Lima Gonçalves.

O objetivo do encontro foi orientar esses profissionais a respeito das mudanças nas assistências de pré-natal e dos procedimentos adequados a serem realizados durante a assistência médica oferecida às gestantes.
Conforme o enfermeiro Nelson Gonçalves, os treinamentos devem acontecer com frequência, pois além de qualificar as enfermeiras para a redução do número de mortalidade infantil, a iniciativa prevê mais efetivamente o acompanhamento das pacientes, a fim de manter a qualidade no atendimento.
Para o secretário da pasta, Mário Mena Kalil, essa medida vai garantir mais eficiência nos acompanhamentos, criando um vínculo maior entre gestante e a equipe da unidade.”Já existe um contato positivo da população com a equipe de enfermagem. Com esta ação, o enfermeiro estará mais presente no acompanhamento à gestante”, destacou.