Na tarde desta sexta-feira (31), o prefeito Luiz Fernando Mainardi e o secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, acompanhados do secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, e dos representantes de entidades carnavalescas, divulgaram a programação oficial do Carnaval 2025. A festa popular será descentralizada e acontecerá ao longo de todo o mês.
“Este Carnaval vai sair somente com a econômica que tivemos em diárias neste mês de janeiro. Vivemos um momento de muita contenção, mas saibam que o Carnaval é a festa mais genuína, mais grande e alegre do povo brasileiro. E, pelo menos ao longo dos próximos quatro anos, nós estaremos com o povo na rua, vivenciando esses dias maravilhosos de festa da cultura popular brasileira”, destacou o prefeito Mainardi.
Durante o encontro, o secretário da SSM, Gilson Machado, também explicou como será feita a segurança dos carnavalescos, em parceria entre a Guarda Municipal e a Brigada Militar, assim como a organização do trânsito.
“O acesso à cultura é um direito constitucional. Todo mundo deveria ter acesso à produção cultural, ao lazer, ao momento de se divertir com a sua família e, apesar de estarmos vivendo em uma cidade que enfrenta muitos desafios, nós queremos garantir esse direito à nossa comunidade”, salientou o secretário de Cultura, Zeca Brito.
“Não tínhamos muito apoio, mas agora com a nova administração municipal já sabíamos que o nosso Carnaval voltaria. Vamos começar devagarinho, mas brilhando já [risos]. O Carnaval é uma cultura popular que todo mundo gosta”, comemorou a tesoureira da Liga Bageense das Escolas de Samba (Libes), Estela Machado Pereira.
Os ensaios da Libes, os desfiles da Muamba e dos blocos burlescos serão realizados com trio elétrico. Também haverá uma estrutura de palco, montada em frente ao Hotel Obino, durante o baile municipal e infantil.