Para comemorar as festividades pelos 214 anos da cidade de Bagé e marcar a renovação do projeto Fábrica de Gaiteiros em Bagé, a Prefeitura de Bagé, com organização da Secretária de Cultura, promoveu, na noite desta quinta-feira (17), um show com o renomado músico Renato Borghetti que garantiu lotação máxima no auditório do Palacete Pedro Osório.
No início do evento, os músicos Chico Teixeira (voz e violão) e Evandro Pires (gaita) apresentaram grandes sucessos da música gaúcha, que foram acompanhados pelo público cantando junto as canções que todo gaúcho sabe de cor. Teixeira agradeceu a oportunidade e agradeceu ao Governo Municipal a retomada da Galponeira, por dar oportunidade a compositores apresentarem novos trabalhos e divulgar a música tradicionalista.
Na sequência, um trio formado por Renato Borghetti (gaita ponto), Neuro Júnior (violão sete cordas) e Pedro Borghetti (bombo leguero), o ponto alto do evento, encantou os bageenses com uma apresentação memorável que passeou por diversas épocas da música gaúcha como ‘Mercedita’, ‘Milonga para as Missões”. O gaiteiro mais famoso do mundo ainda convidou o público para cantar em coro a canção ‘Felicidade’, do compositor Lupicínio Rodrigues.
Por fim, alunos da Fábrica de Gaiteiros subiram ao palco e apresentaram músicas que vêm aprendendo nas aulas que foram recentemente restabelecidas, após um hiato de três anos. Anteriormente o projeto funcionou de 2014 até 2020, retornou ano passado com um contrato de seis meses e, agora, foi renovado.
“Quero agradecer à prefeitura, ao secretário Zeca Brito e aos familiares dessa meninada que faz acontecer a Fábrica de Gaiteiros. Parabéns Bagé, é uma alegria estar aqui nesta festa de aniversário”, declarou Borghetti.
Presente no evento, o prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que celebrar os 214 anos de Bagé com um show como este e com a retomada da Fábrica de Gaiteiros é um gesto de valorização da cultura, da história e da identidade bageense. Ele ainda ressaltou que a cidade cresce quando aposta em seus talentos e oferece oportunidades para a juventude. “Ver esse Palacete lotado, com gente daqui e talentos nossos no palco, acompanhando o Borghetti, reforça a certeza de que investir na cultura é investir na alma da cidade. Essa é a Bagé que a gente acredita e trabalha todos os dias para fortalecer”, afirmou.
Secretário Municipais e vereadores também prestigiaram as apresentações.