SDI apresenta Casa do Empreendedor aos contadores

Foto:Patrícia Leal

Na noite da última terça- feira (14), o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira e a coordenadora da Casa do Empreendedor, Leísa de Llano, estiveram reunidos com o Conselho e Sindicato dos Contadores de Bagé. O tema central foi a inauguração da Casa do Empreendedor, que ocorrerá no próximo dia 31 de maio.  A noite também contou com a presença do consultor do Sebrae Tiago Guerra, que tratou sobre a Rede Simples e a legislação pertinente à abertura de empresas.

Segundo o secretário da pasta, a categoria dos contadores é fundamental para o êxito da nova estrutura, por serem normalmente os profissionais que realizam o primeiro contato com os empreendedores. “A criação da Casa significa um marco divisório na história do empreendedorismo na nossa cidade e região, onde finalmente a era da burocracia dará lugar a era do entendimento de que somente por meio do empreendedorismo a sociedade avança e se desenvolve”, afirmou Bayard. Na oportunidade, ele convidou o Sindicato dos Contadores para ter representação permanente na Casa.

O representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), Ézio Minotto, destacou a importância da desburocratização e facilidade na emissão dos alvarás e cumprimentou a iniciativa do Poder Público Municipal. Já a presidente do Sindicato dos Contadores, Ângela Irala, entende como importante a presença do Sindicato na Casa e estuda a possibilidade do processo de certificação digital se estabelecer na nova estrutura.

A Casa do Empreendedor  será um ponto de referência tanto para o empresário em geral, quanto para o empreendedor individual. Dentre os serviços que serão oferecidos estão: emissão instantânea de alvarás nos casos de baixo risco, atendimento do MEI, consultorias, dicas de facilidades e vantagens, emissão de guias, parcerias com bancos e agências de fomento às facilidades em crédito, alteração de dados cadastrais, formalização do MEI, baixa na inscrição do MEI, palestras e treinamentos. A Casa é mais um dos instrumentos com o foco em fomentar novos negócios, atraindo assim empresas e gerando empregos, conforme destaca a coordenadora do espaço.