Sejel realiza aula inaugural do Simplifica com 245 jovens

Foto: Paulo Batista

Aconteceu na noite desta segunda-feira (15), na Câmara de Vereadores, a aula inaugural do curso preparatório Simplifica. O projeto é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e chega em sua terceira edição contemplando 245 jovens, sendo que na primeira turma, criada no primeiro semestre de 2017, eram apenas 40 jovens contemplados. Segundo o secretário da pasta João Schardosim, esta é a comprovação do sucesso alcançado pelo projeto. “Chegamos à terceira edição do projeto comprovando o sucesso e ampliando a oportunidade para aqueles que tem o desejo de ingressar no ensino superior, oportunizando principalmente qualificação profissional”, ressalta.

A jovem Stefany Blasco, 18 anos, participa das aulas pela segunda vez e diz que o curso de medicina é seu foco para este ano. “Eu tentei no ano passado, mas como estava concluindo o ensino médio, não consegui me dedicar tanto. Neste ano farei o cursinho novamente e pretendo atingir o meu objetivo de ser aprovada para o curso de medicina”, comenta. Já para Renan dos Santos, 17 anos, o cursinho é uma oportunidade para os jovens que não têm condições de pagar aulas preparatórias para as provas. “Pretendo cursar educação física e apesar de ainda estar no ensino médio preciso reforçar os estudos para o vestibular”, conclui o aluno.

O prefeito Divaldo Lara prestigiou o evento e registrou sua satisfação em relação ao sucesso do projeto. “O curso preparatório é um exemplo de sucesso deste Governo, onde disponibilizamos o apoio para a realização de aulas, inicialmente direcionadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Devido ao sucesso, o cursinho foi ampliado para a prova de ingresso do Instituto Federas Sul-riograndense e agora mais uma edição e mais uma inovação, os alunos têm a oportunidade de se preparar para as provas da Escola de Sargento das Armas (EsSa), uma grande conquista. O Simplifica é um sucesso em Bagé, pois investir em quem quer crescer é investir no futuro da nossa cidade”, encerrou o prefeito.

As aulas do cursinho acontecem de segunda a sexta na Escola Estadual Silveira Martins, nos turnos da tarde e noite. As aulas são ministradas por acadêmicos dos cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em fase de conclusão de curso.