Centro de Referência em Saúde Sá Monmany completa um ano de atividades

Foto: Giovana Pereira

Em 12 meses, mais de 12 mil pessoas foram atendidas na unidade

Há exato um ano, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência inaugurava as novas instalações do posto de saúde Eduardo Sá Monmany, que se tornou Centro de Referência em Saúde. A unidade é a quinta instalada no município, que conta também com os Centros de Referência da Arvorezinha, Floresta, Centro Social Urbano e Caic. Aproximadamente 12 mil pacientes receberam cuidados de saúde na unidade nestes primeiros 12 meses de funcionamento.

A unidade beneficia o bairro Getúlio Vargas e arredores, região centro-leste e nordeste de Bagé. A estratégia de atendimento, assim como nas demais, é baseada em um estudo de zoneamento territorial, no qual as áreas foram mapeadas e os usuários foram cadastrados pelos Agentes Comunitários de Saúde, totalizando a abrangência de cerca de 20 mil pessoas.

De acordo com a coordenadora, Claudia Bastianello, o centro de referência realiza mensalmente mil atendimentos. “A inauguração desta unidade foi um passo muito importante, prezando pela qualidade e resolutividade das ações e, consequentemente, descentralizando os serviços de saúde que sobrecarregam outras unidades. Os usuários da nossa unidade com certeza agradecem”, destacou a enfermeira.

O trabalho realizado no posto ganha o reconhecimento da população. “Sou moradora nova na região, então comecei a frequentar esta unidade recentemente para realizar o pré-natal, onde sou muito bem atendida. Os profissionais nos acolhem com muito carinho e educação”, disse a gestante Simone Jardim, 28 anos.

Já para a autônoma Antonieta Regina Soares, 60 anos, que já frequentava o local antes da transformação em Centro de Referência, o atendimento melhorou de forma incomparável. “Está muito rápido o atendimento, hoje consigo assistência em qualquer área sem nenhum transtorno. Está excelente, muito bom mesmo e ainda digo que não tenho nada a criticar, apenas elogiar”, ressaltou, ela que estava feliz em poder realizar o tratamento odontológico perto de casa.

A médica clínica Elisandra Franco, que comemora junto ao posto um ano de prestação de serviços, falou da melhoria dos atendimentos ofertados. “Nossos usuários além do atendimento clínico, têm os especialistas no seu bairro, humanizando consideravelmente o acolhimento, que é uma das preocupações da nossa unidade e também da gestão”, disse.

“Em 17 de abril de 2018 inauguramos uma das ações mais importantes dos primeiros meses da administração municipal, o 5º Centro de Referência em Saúde. Foi mais um marco no avanço da qualidade e dignidade no atendimento à população. Nós estamos oferecendo para aquela comunidade um atendimento fantástico. Antes, era apenas uma Unidade Básica de Saúde com consultas de ginecologia, clínico e odontologia, atendendo entre 300 e 400 pacientes ao mês, agora, ultrapassamos mil consultas”, ponderou o titular da pasta, Mário Mena Kalil.

O secretário ainda salientou que uma das preocupações da gestão é ofertar o atendimento digno e com respeito ao cidadão. “Nosso compromisso de governo juntamente com prefeito Divaldo Lara, está cumprido. Muitas pessoas disseram que nós jamais entregaríamos o Sá Monmany, que jamais seriam feitas as obras e nós fizemos com recursos próprios e os bageenses ganharam um espetacular Centro de Saúde”, encerrou.

O Sá Monmany conta com uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), composto por médico, enfermeiro, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e vacinação, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Primeira Infância Melhor (PIM), além dos médicos especialistas como ginecologista obstetra, pediatra, cardiologista, fisioterapeuta, e, ainda, atendimento odontológico, raios-x dentário, eletrocardiograma, desfibrilador, além de um farmacêutico e uma farmácia completa com dispensação de medicação. Também é realizado o acompanhamento do pré-natal, puericultura, testes rápidos e preventivos.

Para o prefeito Divaldo Lara, este é mais um marco na saúde do município. “É com grande satisfação que comemoramos este primeiro ano deste grande Centro de Referência, que é mais uma ação que veio para agregar qualidade à saúde do município de Bagé”, diz.