Arquivo Público homenageia 112 anos do Guarany Futebol Clube

Fotos: Patricia Leal

Na noite desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Bagé, por meio do Arquivo Público Municipal, realizou uma homenagem aos 112 anos do Guarany Futebol Clube, que ocorre no dia 19 de abril. Ação faz parte do projeto Diálogos Históricos de Bagé, que visa falar sobre acontecimentos, personagens e prédios da cidade.

No evento, foram apresentados vários itens relacionados ao único bicampeão estadual do interior do Rio Grande do Sul como fotos, flâmulas e documentos. O diretor do Arquivo, Cláudio Lemieszek, falou sobre o clube e o projeto: “O Guarany é um grande celeiro de craques que participaram de títulos da Libertadores e da Copa do Mundo por times brasileiros. É assim que eu gosto de lembrar do clube”, relatou. Na sequência, o diretor relatou que o projeto vai relatar fatos relacionados à economia, cultura, artes e educação da cidade.

O presidente do Guarany, Tato Moreira, falou emocionado: “Eu vivi dentro de uma banca de revistas e entendo a importância que uma revista, um jornal antigo, uma foto tem para a comunidade. Ao visitar pela primeira vez este espaço, confirmei o que eu já sabia: Bagé é uma cidade de lutadores e essa homenagem nos dá mais forças para continuar”, confirmou.

Na sequência, foi apresentado um documentário produzido pela jornalista Brunna Ayres, em que figuras conhecidas do Estrela D´alva, como torcedores, diretores e ex-jogadores contam um pouco do que vivenciaram, lembrando de histórias ocorrida no alvirrubro.

No encerramento, foi servido um coquetel às dezenas de pessoas presentes que foram prestigiar o evento.  A exposição fica aberta à comunidade até o dia 11 de maio.