Sejel lança Simplifica 2019 e anuncia aumento de vagas

Foto: Paulo Batista

Na manhã desta sexta-feira (15), no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, com a presença de professor e alunos já aprovados, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), João Schardosim, em coletiva de imprensa, anunciou novidades sobre o cursinho Simplifica, lançado em 2017. Na ocasião, foi anunciado um novo aumento no número de vagas para 2019.
No segundo semestre de 2017, a Sejel, lançou um programa inovador para os alunos da cidade: um cursinho denominado Simplifica que tem como objetivo dar oportunidade, principalmente, àquelas pessoas que não têm condições de pagar um local para se preparar para o vestibular ou outras instituições de ensino. No primeiro ano, 40 vagas foram ofertadas e o foco principal era o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com o sucesso do ano anterior, Schardosim e o prefeito Divaldo Lara optaram por ampliar o número de vagas para 135, em 2018. Desta vez, além de formar turmas com objetivo de aprovar os alunos no Enem, também foi lançada um grupo para o Instituto Federal Sul-riograndense (IFsul). As aulas, que antes eram realizadas na Fundação Bidart, passaram para a Escola Estadual Silveira Martins em dois turnos: tarde e noite. O coordenador do Simplifica, Cássio Coelho, destaca o grande índice de aprovados nos exames: “No Enem tínhamos 85 alunos inscritos e tivemos a confirmação que 40 alunos estão aprovados para entrarem no curso superior este ano, mostrando a qualidade do cursinho”, relatou.
Desses, Andriele Pinto é uma das que comemora. A estudante teve ótimas notícias através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e também do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Andriele escolheu cursar Nutrição na Universidade da Região da Campanha com bolsa integral: “Estava na minha escola e foram lá avisar sobre o Simplifica, mas no começo não me importei muito. Depois, minhas colegas me convenceram a me inscrever e fui escolhida. Foi uma vitória ter conseguido todos os meus objetivos com o auxílio deste cursinho”, declarou.
Schardosim calculou quanto a acadêmica teria que pagar pelo curso, caso não tivesse recebido a bolsa: “Do começo ao fim da faculdade, para se formar, seriam necessários cerca de R$ 105 mil, valor que pouquíssimas pessoas conseguiriam pagar. Com o esforço dela e a disponibilização do Simplifica, não pagará nada”, apontou.

Anúncio
Já para 2019, mais uma vez a Sejel decidiu ampliar o número de inscritos. Agora, serão 245 alunos que poderão realizar o Simplifica sem custo algum. Além disso, outra novidade está confirmada. Somando-se às turmas do Enem e do IFSul, também serão ofertadas aulas para interessados nas provas da Escola de Sargentos das Armas (EsSA).
Os grupos ficaram divididos da seguinte forma: serão oito turmas sendo quatro para o IFSul (duas turno da tarde e duas à noite); três turmas para Enem (duas à noite e um à tarde) e uma para EsSa).
Schardosim relatou que o Simplifica aprovou mais que qualquer um dos cursinhos pagos de Bagé: “Estamos trabalhando em uma das metas prioritárias da Secretaria, que é o investimento no futuro da nossa juventude com um serviço de alta qualidade e baixo gasto para os cofres públicos, já que os professores são estagiários que estão concluindo suas formações”, declarou o titular da Sejel.
As aulas são realizadas por professores que são alunos concluintes de curso superior em todas as áreas e o material didático é todo virtual, podendo o aluno realizar a impressão. Tanto a inscrição como as aulas são gratuitas, tendo o aluno que arcar somente com o material individual, como lápis, caneta e caderno.
Interessados devem procurar a Sejel, na General Mallet, 700 (Ginásio Militão), munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: identidade, comprovante de renda ou cartão social e comprovante de residência. Menores de idade devem comparecer com pais ou responsável Mais informações podem ser obtidas através do (53) 3242 7898. As vagas são limitadas.