Parceria entre HU e Secretaria de Saúde garante agilidade nos resultados radiográficos

Foto: Giovana Pereira

Uma parceria entre o Hospital Universitário (HU) e a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa Com Deficiência está possibilitando aos médicos das unidades básicas e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24h), o programa Animati, uma plataforma que permite ao usuário ferramentas como a visualização rápida das imagens, ampliação, medições e ângulos da reprodução dos exames de raio- x, através do uso do computador.
De acordo com o coordenador administrativo do setor de informática da secretaria de Saúde, Fábio Barcellos, responsável pela manutenção do software nas unidades da rede, a busca pelo resultado dos exames pode ser feita pelo nome do paciente, médico solicitante ou ainda pelo radiologista responsável pelo procedimento.
Para o médico Fernando Antúnez Maciel, que trabalha no ESF São Martin, UPA e também no Hospital Universitário, o programa é muito bom, pois o profissional tem acesso aos resultados (imagem e laudo) logo após o paciente realizá-lo. “Facilitou chegar mais rápido ao diagnóstico, onde podemos ver realmente os locais onde houve fratura ou fissura, pois geralmente quando solicitamos um raio- x, só é disponibilizado o laudo e com o programa, com a disponibilização da imagem, conseguimos também fazer um comparativo sobre o grau da lesão e encaminhar o paciente mais rápido ao tratamento”, comentou.
Ainda segundo Maciel, antes da implantação do sistema computadorizado, o médico fazia a solicitação do exame e, dependendo da demanda, precisava aguardar dias para conseguir ter acesso ao resultado. “Agora temos a disponibilização automática, é acessível, fácil e prático. Existem casos em que o paciente perde o laudo, o que não gera um problema, pois temos todas as informações no sistema”, complementa o médico, que conta que utiliza o programa com bastante frequência, tanto nos atendimentos no ESF quanto nas urgências e emergências.
O secretário Mário Mena Kalil disse que essa tecnologia possibilita que os médicos consigam acesso com uma maior facilidade e o comparativo com exames anteriores. “Diante de tantas vantagens, a adoção de recursos tecnológicos é uma questão de estabelecer um atendimento rápido, seguro e confiável, onde o médico pode obter um diagnóstico mais exato referente a inúmeras enfermidades”, afirmou.
Para o prefeito Divaldo Lara, o auxílio do HU com o município através do compartilhamento do uso do software, é um grande ganho para a população. “Quando nós fazemos um comparativo entre Bagé e a saúde de outras cidades, ficamos satisfeitos, pois a nossa população é privilegiada em relação à disponibilização de Centros de Referência com atendimentos de especialistas, tomografias sem fila de espera, Centro Especializado em Fisioterapia, frota renovada, reabertura de serviços como o Centro de Especialidades Odontológicas e sistemas que facilitem seus tratamentos. Nosso objetivo é investir cada vez mais em benefício da comunidade”, declarou o chefe do executivo.