Formação de guardas civis pode ser realizada em parceria com o Estado

Foto: Divulgação

A guarda municipal está cada vez mais próxima. Na última semana, o prefeito Divaldo Lara e o secretário de Segurança e Mobilidade (SSM), Luís Diego Soares, anunciaram que será realizado concurso público para o preenchimento de vagas da função.

Entre os trâmites para a criação do grupo está a formação dos servidores. Para isso, o titular da pasta se reuniu, nesta sexta-feira (15), em Porto Alegre, com coronel Marcos Vinícius e o tenente coronel, Rogério Stumpf, diretores da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A pauta da reunião foi a realização de um convênio entre município e Estado para que integrantes da Brigada Militar e Polícia Civil possam ministrar as aulas do curso de formação dos guardas municipais.

A parceria é possível pelo fato do município ser integrante do Sistema de Segurança Integrada dos Municípios (SIM), recurso criado pelo governo do Estado para auxiliar os municípios na área de segurança e padronizar ações das forças de segurança no Estado.

Os próximos passos são a formalização do pedido convênio para análise jurídica e financeira.–
Coordenadoria de Comunicação Social e Memória.