ESF Morgado Rosa realiza programação especial em alusão ao Dia Da Mulher

Foto: Giovana Pereira

Frente ao mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a equipe da Estratégia Saúde da Família Morgado Rosa, em conjunto com os agentes comunitários de saúde, preparou uma atividade diferente nesta sexta-feira (15). As mulheres da comunidade foram convidadas a realizarem a coleta de exame citopatológico do colo do útero, avaliação bucal e acolhimento, além de ser oferecido um coffe break e distribuição de lembrancinhas.

Conforme a coordenadora da unidade, Fernanda Reiznautt, a ação teve o objetivo de motivar as usuárias do posto a cuidarem da saúde e também a prevenção de outras enfermidades. “Reunimos nossas pacientes para abordar a importância do cuidado com a saúde, principalmente no mês dedicado a elas, com a disponibilidade da realização de exames preventivos. Esta data não é apenas comemorar e homenagear, mas sim demonstrar a importância de cada mulher na sociedade”, ressaltou a coordenadora.

Para a paciente Eva Cármen da Silva Oliveira, 55 anos, o preventivo é muito importante. Ela conta que incentiva amigas a também realizar o exame. “Todos os anos eu venho até o posto para fazer a coleta, sei que desta forma estou cuidando da minha saúde e prevenindo doenças. Por isso sempre falo que nós mulheres sempre devemos dar importância par a nossa saúde”, disse.

A chefe de gabinete da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Deise Quadros, falou sobre a ação: “Um dos nossos objetivos é incentivar a prevenção e promoção à saúde da mulher, com palestras educativas sobre temas relacionados ao universo feminino, autocuidado e empoderamento. Parabenizo o empenho de todos os evolvidos na elaboração deste importante trabalho”.