Bagé recebe o 10º Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho

Foto: Rodrigo Sarasol

A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), entidade de Governança Regional do Pampa Gaúcho, realizou, durante toda a tarde desta sexta (15), o 10º Encontro de Gestores do Pampa Gaúcho. O evento aconteceu nesta sexta-feira (15), no Salão Nobre da Prefeitura, das 13h30min às 18h.

O encontro, segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, visou fortalecer a Apatur, instância de governança regional. “São muito importantes estas reuniões para que a Secult, juntamente com a Apatur, fomenta e luta pelo fortalecimento do turismo da nossa região, que é uma ferramenta de desenvolvimento da economia dos municípios, a partir desta interligação. É de suma importância que as cidades da região trabalhem junto com a Secult, porque na verdade o turismo gera renda, emprego e movimenta a economia de todas estas cidades”, declarou a secretária, lembrando que o grande potencial turístico de Bagé.

A primeira exposição foi da secretária da Apatur, Eliane Pacheco, que falou sobre as atribuições da entidade, que faz o link entre o Ministério de Turismo, Secretaria Estadual de Turismo e Secretaria Municipal de Turismo. Ela ressaltou que fazem parte da região de abrangência da Apatur Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Dom Pedrito. Parte destas cidades estiveram representadas no evento, com a presença de representantes políticos e coordenadores de turismo.

O coordenador de ciência, tecnologia e inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação (SDI), Cristian Becker, representou o secretário da pasta, Bayard Paschoa Pereira, no evento. Representando o prefeito Divaldo Lara, esteve o vice-prefeito, Manoel Machado. “Encontros como estes são muito importantes, principalmente quando contam com adesão de outros municípios da região. É necessário união para desenvolver o turismo na região. Pela dificuldade que tem sido exposta pela União, é necessário que a iniciativa privada participe mais, no sentido de abraçar essa causa, para que seja alavancado o turismo e o progresso na nossa região, que tem um potencial extraordinário. Ainda temos muito caminho pela frente e temos lutado nestes dois anos de governo para trazer de volta os voos comerciais, o que vai possibilitar um crescimento considerável nesta área turística”, pondera.

Becker explanou sobre a implementação da 1ª Ciclovia Internacional do Pampa, que também deve fortalecer o turismo na região. “Alinhada à governança estabelecida pela Apatur, durante agendas junto ao governo do Estado, trataremos deste tema, que é uma política de desenvolvimento econômico, turístico e de valorização do patrimônio material e imaterial das cidades fronteiriças”, resumiu.

O evento já ocorreu em outras oportunidades em Aceguá, Lavras do Sul e Dom Pedrito. A programação contou, ainda, com apresentação do case de sucesso da Apatur, além de espaço para manifestação de cada cidade representada.