2ª SEMANA DA ÁGUA INICIA EM BAGÉ

De 18 a 22 de março, acontece a 2ª Semana da Água, promovida pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) e Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed). A iniciativa busca realizar atividades que promovam a conscientização sobre o uso racional da água. O evento termina na sexta-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água.

Durante toda a semana, 1180 alunos, de 58 escolas municipais, irão visitar a Estação de Tratamento de Água, o Memorial da Água da Hidráulica de Bagé e o novo reservatório. Na ocasião, haverá apresentações de vídeos sobre a temática do uso consciente da água.

“A cada edição da semana da água percebemos o quanto este tema é importante e deve ser mais e mais abordado de diferentes formas. E semear este conhecimento desde cedo é fundamental”, afirma Adriana Lara, titular da Smed. Para o diretor do Daeb, Graciano Aristimunha Pereira, este ano as comemorações do Dia da Água são potencializadas pelas festividades dos 50 anos do Daeb, marcadas para este mês. “A semana da água não é só uma semana alusiva, mas um período para refletir sobre os nossos atos sobre o que estamos fazendo com o meio ambiente e reforçar cada vez mais que devemos preservar um dos recursos mais importantes do planeta”, afirma Uequerlan Hilário, coordenador do Meio Ambiente da Smed.

No dia 22, a 2ª Semana da Água será encerrada com palestras destinadas aos diretores das escolas e a professores que trabalham com a área ambiental. O evento será às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura (Avenida General Osório, nº998). A primeira apresentação será “Sensibilização do uso racional da água”, com a engenheira química do Daeb Elizandra Echevarria. Após, acontece a palestra “Sensibilização contra o Aedes aegypti”, pela representante da Vigilância Sanitária, Mara Beatris Lima dos Santos.