Semapa debate temas de interesse ambiental em agenda na região metropolitana

Foto: Divulgação

Em agenda em diferentes cidades, o secretário municipal do meio ambiente e proteção ao bioma pampa, Nael Abd Ali, acompanhado do chefe de gabinete, Alexandre Fabre, tratou de diferentes assuntos, na semana passada. Eles estiveram em São Leopoldo, para a primeira reunião da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA-RS) do ano. Na oportunidade, foram discutidos vários temas de interesse ambiental dos municípios e a condição de uma participação mais efetiva da entidade junto aos órgãos governamentais em todas as esferas, buscando benefícios para todas as regiões do estado.

Também ficou definido que Bagé sediará a reunião da ANAMMA-RS do mês de maio e o Encontro dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente, que tem nome inicial de “Tchê COMDEMAS”, com a data a ser definida.

O secretário informa que também estiveram na Fepam, protocolando documentos e os laudos químicos das análises dos piezômetros e das lagoas de tratamento de chorume do Aterro Sanitário e da lagoa da Pedreira da Fumaça. “Entregamos também para o Secretário Estadual do Meio Ambiente, ofício solicitando a viabilização do repasse da Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental – TCFA. Esta taxa é referente à fiscalização de responsabilidade da FEPAM que delega sua execução ao município, que acaba tendo direito a receber um percentual desta taxa”, informa Nael.