Coleta de lixo eletrônico acontece neste dia 27

Um importante trabalho realizado pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), terá nova edição nesta quarta (27), na praça Silveira Martins: a coleta de lixo eletrônico. A atividade acontece das 9h às 14h.
Além do recolhimento, uma equipe estará no local realizando orientações e respondendo questionamentos referentes ao tema. De acordo com a coordenadora do Sistema de Unidade de Conservação da Semapa, Aline Caldeira da Costa, o principal objetivo da ação é a conscientização para a forma correta de descartar este tipo de resíduo, evitando que sejam depositados em locais inapropriados e prejudiquem o meio ambiente.
Em sete edições realizadas desde o início deste mandato do Governo Municipal, estima-se que mais de 30 toneladas de materiais descartados já foram recolhidos e encaminhados até a cidade de Horizontina, na região noroeste do estado, onde uma empresa especializadas executava o desmonte e reciclagem dos eletrônicos.
Reforça-se que, diariamente, a Semapa realiza a limpeza de terrenos, áreas com entulho e lixo descartado inadequadamente. A população pode agendar o serviço pelo fone (53) 3242 8050.
O que é aceito para descarte: aparelho de som; ar condicionado de janela, split e aquecedores; baterias; bebedouros; cabos e fios; cafeteria, liquidificador e batedeira; calculadoras; carregadores em geral; celulares e telefones em geral; centrais telefônicas; chuveiro; CPU; DVD e vídeo cassete; estabilizadores e nobreak; fax; ferro elétrico; fonte de nicrocomputadores; forno elétrico; freezer; geladeira; HD; impressoras e scanners; lavadora de roupa, secadora e centrífuga; linha branca; máquina de escrever; máquina de lavar louça; microondas; modem; monitores CRT e de Led; mouse; notebook; pendrive; para-brisa sob consulta; placas em geral; plásticos ABS/PP/OS; receptores; roteadores; servidores; térmicas; teclados; TV de tubo, Led e Lcd; torneiras; unidade de CD, DVD e disquete e vidros sob consulta. Móveis em geral também são aceitos.