Galeria Edmundo Rodrigues recebe exposição “Israel – Um olhar sobre a Terra Santa”

Foto: Paulo Batista

Inaugurou nesta terça-feira (12), a exposição fotográfica “Israel – Um olhar sobre a Terra Santa”, de autoria do teólogo Carlos Magno Cesarino, na Galeria Edmundo Rodrigues, no Palacete Pedro Osório. A mostra é fruto de uma viagem de 12 dias à chamada terra prometida, onde o teólogo registrou as históricas edificações e o cotidiano do seu povo, buscando, segundo ele, um olhar diferenciado da natureza e da população.

A diretora do departamento de cultura de Dom Pedrito, Julieta Farinha, que veio à cidade para visitar a exposição, diz que se surpreendeu com a visão do artista. “Ele acompanhou cada visitante contando de maneira apaixonada cada fotografia da exposição, cada detalhe das fotos, que deixa um desejo de conhecer. Acredito que esta é a essência da fotografia, fazer com que se conheça lugares, sem precisar viajar”, ressalta.

O teólogo conta que o assunto é tema de um estudo contínuo. Quando teve a oportunidade de conhecer o local, surgiu a ideia de expor. “Israel sempre foi uma paixão de meu pai, e se tornou minha também. Quando tive a oportunidade de vivenciar esta experiência, senti a necessidade de compartilhar as belezas naturais e culturais deste país”, ressalta.

A curadoria da exposição está a cargo do fotógrafo Edson Larronda, responsável pela seleção de 40 imagens, entre os mais de 500 registros realizados por Cesarino. A experiência vivida por ele em Israel será dividida com os bageenses até dia o dia 10 de abril. Até sexta-feira, 15 de fevereiro, a visitação será das 8h às 14h, dentro do horário de verão. A partir de segunda-feira, 18 de fevereiro, com o retorno do horário normal, a exposição será das 12h às 17h30min, de segunda à sexta, permanecendo em exposição até o dia 10 de abril.