Carnaval do passado será tema de exposição na Casa de Cultura

Foto: Acervo Museu Dom Diogo de Souza

A partir do dia 18 de fevereiro, a Casa de Cultura Pedro Wayne, que é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebe uma exposição de pinturas do artista Ivan Soares com o tema ‘Blocos de Carnaval de Bagé”, onde serão expostos quadros lembrando antigos desfiles na cidade.
As pinturas foram realizadas em 1990 e lembra de blocos tradicionais àquela época, como Cantagalo, King Kong, Vassourão, Ai Vem a Zebra, Bloco da Cobra, Ibajé e Mimosas do Jacaré, com destaque para desfiles na avenida Sete de Setembro nos anos 50, 60 e 70.
Acompanha a exposição, texto de Norma Vasconcellos em homenagem a Soares e depoimentos de Edegar Muza sobre os antigos e históricos carnavais de Bagé. O professor e pesquisador de História e Cultura Afro-brasileira, Cesar Jacinto, também participa, com um breve relato sobre os blocos citados.
A mostra conta com parceria do Museu Dom Diogo de Souza e Universidade da Região da Campanha (Urcamp), que cederam foto de acervo sobre o pintor.
A exposição permanece até o dia 06 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Quem é Ivan Soares
O pintor Ivan Soares notabilizou-se por fazer boa parte de suas pinturas em nanquim, nas ruas e calçadas de Bagé, principalmente na esquina entre a avenida Marechal Floriano e a rua Ismael Soares, onde buscava inspiração e, ao mesmo tempo, fazia exposição de seus trabalhos.