Prefeito realiza reunião para definições do teatro municipal

Foto: Rodrigo Sarasol

Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Divaldo Lara se reuniu com a secretária de Cultura e Turismo (Secult), Anacarla Flores, com o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul (IACen/RS), Rubinho Oliveira, e com produtor do Impacto Desenvolvimento Cultural, Francisco Miron Roloff. O objetivo foi encaminhar mais uma etapa para a construção de um teatro municipal na cidade.

Desde o começo de 2017, por meio da Secult e da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), a Prefeitura de Bagé desenvolve reuniões para debater o tema da construção de um espaço adequado que sirva para eventos culturais, como musicais, teatro, palestras e outros. Diversos segmentos da sociedade ligados ao tema participaram dos encontros, inclusive com visitas aos possíveis locais que abrigariam o prédio. Ainda no começo deste ano, o titular da Geplan, Eduardo Deibler, elencou a construção do teatro com uma das prioridades do Governo Municipal.

No encontro desta segunda, Divaldo escolheu como local definitivo para a construção do prédio o terreno anexo à Biblioteca Pública Municipal, na rua Melanie Granier. Já existe um projeto que foi elaborado há alguns anos na Prefeitura, porém com novas leis de segurança aprovadas recentemente, será necessário examinar os documentos e realizar adequações necessárias.

Roscoff será o responsável por captar os valores para construção do espaço através da Lei de Incentivo à Cultura (Lic), junto à Secretaria Estadual do Estadual. Os valores são exclusivamente para serem investidos em cultura. Há a possibilidade de arrecadar a partir de R$ 1 milhão, podendo chegar até R$ 1,5 milhão em cada etapa desenvolvida. Após toda documentação ser reunida, o projeto tramita por cerca de cinco meses. O trabalho do produtor não onera os cofres públicos.

A cada valor adquirido, o Governo Municipal deve arcar com 10% do montante, podendo ser pago através de terrenos. “As ótimas ideias necessitam de ações e é isto que estamos fazendo, promovendo o andamento deste sonho de milhares de bageenses, principalmente do segmento cultural do município”, falou o prefeito.

LIC

Mecanismo de apoio à produção e difusão da arte, manifestações culturais, entretenimento de qualidade e estímulo ao mercado criativo, em parceria com a Iniciativa Privada, por meio de isenção fiscal.