Serviço de arborização supera ações de anos interiores

O governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), comemora o aumento da taxa de plantio e manejos de árvores. O dado revela benefícios na qualidade de vida da população, além da estética das ruas da cidade.

Em 2016, o dado apurado pela pasta foi de 350 plantios, superado consideravelmente em 2017, que registrou 700 mudas plantadas. Em 2018 o número também é considerado alto, com 450 novos plantios, já que o déficit maior já havia sanado no ano anterior.

O número de manejos – ou seja, cuidados com as árvores, como podas necessárias – também vem subindo, o que é positivo. Em 2017 foram 2,2 mil árvores e, em 2018, 3,3 mil.

O trabalho, segundo o chefe de gabinete, Alexandre Fabre, é realizado pela equipe de arborização da Secretaria, composta por um biólogo, quatro operadores e dois estagiários. “Estes números vinham em decréscimo há um bom tempo, por isso é importante ressaltar este crescimento”, aponta o chefe de gabinete.

Fabre explica, ainda, que o plantio é realizado de acordo com a necessidade. “Procuramos sempre priorizar as ruas que não possuem muitas árvores”, diz.

Muitos desses plantios são realizados por meio de compensação ambiental, quando há um compromisso de novos plantios em decorrência da necessidade de extinção de árvores, para áreas de instalação de empresas, por exemplo.

Orientação

O secretário titular da pasta, Nael Abd Ali, destaca a grande preocupação da Semapa com relação à questão da arborização urbana. “É de extrema importância o manejo adequado e o plantio. E para que isso ocorra, a população deve nos procurar para a correta orientação. Uma poda ou supressão irregular é passível de multa, assim como o plantio em local inadequado pode gerar conflitos e problemas futuros. Nossos técnicos estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida e dar maiores informações”, salienta.

Entre os problemas futuros apontados pela pasta, estão a possibilidade de afetar a rede elétrica ou a estrutura da calçada ou da residência. A equipe orienta como fazer o plantio de forma correta e dá sugestões até mesmo sobre a espécie mais adequada para cada plantio. Os agendamentos de visitas podem ser feitos pelo telefone 3240 5161.