Semapa anuncia nova coleta de lixo eletrônico para 27 de fevereiro

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), informa que no dia 27 do mês de fevereiro acontece mais uma coleta de lixo eletrônico na praça Silveira Martins, das 9h às 14h. No local, uma equipe estará recebendo os eletrônicos e instruindo a população quanto ao tema.

De acordo com o secretário interino, Nael Abd Ali, a atividade tem como foco a conscientização da população para a forma correta de se livrar deste tipo de objetos: “Existem formas adequadas para o descarte destes eletrônicos que estragaram, se tornaram obsoletos ou que as pessoas não querem mais. Simplesmente largar na rua ou colocar em um container causa um impacto ambiental muito grande, contaminando o solo e podendo culminar em problemas de saúde para a população”.

Esta será a sétima vez que a secretaria realiza esta ação, somando todas as anteriores, mais de 30 toneladas de material inservível já foram recolhidos e transportados até a cidade de Horizontina, na região noroeste do Estado, para uma empresa especializada no desmonte e descaracterização para posterior reciclagem.

Materiais que serão recolhidos:

Aparelhos que serão aceitos: aparelho de som; ar condicionado de janela, split e aquecedores; baterias; bebedouros; cabos e fios; cafeteria, liquidificador e batedeira; calculadoras; carregadores em geral; celulares e telefones em geral; centrais telefônicas; chuveiro; CPU; DVD e vídeo cassete; estabilizadores e nobreak; fax; ferro elétrico; fonte de nicrocomputadores; forno elétrico; freezer; geladeira; HD; impressoras e scanners; lavadora de roupa, secadora e centrífuga; linha branca; máquina de escrever; máquina de lavar louça; microondas; modem; monitores CRT e de Led; mouse; notebook; pendrive; para-brisa sob consulta; placas em geral; plásticos ABS/PP/OS; receptores; roteadores; servidores; térmicas; teclados; TV de tubo, Led e Lcd; torneiras; unidade de CD, DVD e disquete e vidros sob consulta. Móveis em geral também aceitos.

Não serão recolhidas lâmpadas, pilhas e toners de impressora.

Limpeza de áreas

Diariamente, a Semapa realiza a limpeza de terrenos, áreas com de entulho e lixo descartado inadequadamente. A população pode agendar o tele entulho pelo fone (53) 3242 8050.