Geplan anuncia empresa vencedora para a obra do novo abrigo de ônibus no Calçadão

Reprodução

A secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), através do secretário Eduardo Deibler, anunciou nesta segunda-feira (14), a empresa vencedora da licitação para construção de uma nova parada de ônibus situada no Calçadão. O empreendimento que ganhou o processo foi a Afonso Tomczak, da cidade de Frederico Westphalen.

De acordo com Deibler, o contrato deve ser enviado ainda nessa semana à Caixa Econômica Federal, logo após, assinado pelo prefeito Divaldo Lara e pelos responsáveis pela obra, que, após o ato, tem 20 dias para iniciar as atividades. O valor da obra é de R$ 341.253,15, deste, R$ 250 mil oriundo de emenda parlamentar, o restante é contrapartida do município. O projeto foi realizado pelo núcleo técnico da Geplan e prevê uma cobertura de 4,7m de altura com 36m de largura. O prazo para entrega é de 120 dias após o início dos trabalhos.

O titular da pasta disse que o principal objetivo do novo abrigo é oferecer mais conforto aos usuários do transporte coletivo, com um espaço maior, principalmente na parte superior, que irá cobrir toda extensão da calçada até o ônibus, impedindo que a chuva molhe os cidadãos. “Essa obra é mais uma iniciativa do Governo Municipal para melhorar as condições do transporte coletivo, que busca modernizar e atender o fluxo crescente de passageiros no centro da cidade”, enfatiza Deibler.

O núcleo técnico informa que o grande diferencial do novo abrigo é a estrutura de aço e com chapa de policarbonato, com proteção UV, o que permite o bloqueio de calor e raios solares. “Será uma construção totalmente nova, instalada no ponto onde o maior número de pessoas acessa o transporte coletivo da cidade, beneficiando milhares de pessoas diariamente”, destaca o titular da pasta.

Além disso, o espaço vai possuir cerca de 50 assentos e vaga exclusiva destinada às pessoas com deficiência. O local também disponibilizará iluminação, tomadas para recarregar os telefones celulares e sinal de wi-fi. O passeio será recuperado, recebendo piso podotátil, respeitando as normas vigentes de acessibilidade universal.

Para o prefeito Divaldo Lara, a iniciativa tem como objetivo garantir mais conforto e segurança a quem espera o transporte coletivo, protegendo os passageiros do sol e da chuva em pontos que antes não possuíam estrutura coberta. “É um grande ganho para a população e um avanço para a mobilidade do município. O novo abrigo que será instalado proporcionará mais conforto para os passageiros que utilizam diariamente os coletivos”, salienta o chefe do executivo.