Semapa oferece palestra para infratores de leis ambientais

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), tem realizado diversas atividades relacionadas ao manejo da arborização urbana. Entre elas, a fiscalização de podas irregulares tem se intensificado, na mesma intensidade que as notificações por descumprimento da lei aumentam. Segundo o titular da pasta, Nael Abd Ali, a secretaria busca alternativas para que não seja necessária a aplicação de multa. “Durante a primeira notificação, o infrator recebe o convite para participar da palestra que é oferecida pela secretaria, não existindo interesse, a multa é aplicada”, ressalta.

A palestra consiste em orientações e trata da importância do trabalho profissional para a realização da atividade. Segundo o biólogo responsável pela arborização urbana, Rodrigo Kanaan, a atividade tem duração de três horas e a próxima turma esta programada para o mês de fevereiro. “Cerca de 40% das pessoas que são notificadas, optam pela palestra. Nós realizamos três tentativas, pois acreditamos que é importante que as pessoas primeiramente se conscientizem da importância de realizar o manejo da forma correta, utilizando como última saída o auto de infração e a multa”, afirma o biólogo.

Kanaan informa ainda, que está previsto para acontecer em março, um novo curso de poda. “Queremos mais pessoas capacitadas e oferecer um serviço de qualidade para a comunidade”, declara.

Secretaria oferece orientação para plantio voluntário

Outro assunto que, segundo o biólogo, deve ser tratado com cautela é quanto ao plantio voluntário. “É necessário que se tenha alguns cuidados no momento do plantio, pois quando há o desenvolvimento da planta em local inadequado, por vezes, prejudica calçadas ou rede elétrica, bem como em alguns casos é necessária a supressão. A secretaria está à disposição para todas as orientações necessárias”, conclui Kanaan.

O atendimento da Semapa é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e localiza-se em anexo ao Centro Administrativo, na Rua Caetano Gonçalves, 1151, ou pelo telefone (53) 3240-5161.