SDR e Geplan participam de reunião em Superintendência da Caixa em Pelotas

O encontro teve a intenção de viabilizar os recursos destinados à manutenção de estradas rurais

Nesta quinta-feira (10), o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Cleber Zuliani Carvalho, e o coordenador de planejamento da secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Pedro Caetano, estiveram na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Pelotas, reunidos com Sandro de Sauza, Maurício Veiga, Josana Camargo e Rodrigo Camacho, representantes da instituição financeira, o presidente da Associação dos Agricultores da Campanha (AgriCampanha), Gesiel Porciúncula,e os diretores André Bordin e Felipe Budó.

No encontro, foi tratado, entre outros assuntos, o contrato de manutenção de estradas rurais, referente a uma emenda do deputado federal Afonso Hamm, que beneficia um trecho da estrada da Serrilhada, conhecido como Alto da Vista Alegre.

Para o responsável da Geplan, Eduardo Deibler, a reunião foi muito importante, tendo em vista a instituição ter firmado compromisso de oferecer atenção especial para o projeto de revitalização das estradas, justamente por conta que é um projeto que já foi objeto de várias demandas do município. “A previsão é que na próxima semana seja entregue um novo projeto, com um novo formato, para que então consigamos acessar esse recurso”, adiantou.

Ainda de acordo com Deibler, ficou definido que o novo trabalho, que será realizado pelo Núcleo Técnico da pasta, obedecerá às diretrizes apresentadas pela Caixa, como a contratação de empresas para executar a obra. “O município vai prestar a execução indireta da ação, que prevê ainda a licitação do empreendimento responsável por efetuar o trabalho”, contou.

O titular da SDR contou que o encontro foi muito produtivo para a viabilização do montante junto à Caixa, que é destinado para a manutenção da estrada da Serrilhada. “Esse recurso vem com um formato pré-estipulado pelo Governo Federal, deste modo, não conseguimos utilizá-lo para outras ações. Então vamos executar a obra no trecho da Vista Alegre, resolvendo um problema histórico da localidade, onde há reincidência de caminhões tombados devido às más condições da via”, explicou Carvalho.

Além disso, o secretário Cleber comentou que a reunião demonstrou o esforço do Governo Municipal em solucionar situações difíceis que a cidade sofre há tempos, e, também, o empenho do Núcleo da Geplan em tornar a obra econômica, podendo atender outros pontos da mesma estrada.