Pelotão Mirim forma 52 alunos

Foto: Rodrigo Sarasol

Na noite desta quarta-feira (19), ocorreu a formatura de 52 crianças participantes do programa Pelotão Mirim da Brigada Militar. Na ocasião, aconteceu a formatura de 47 soldados mirins e cinco sargentos. A solenidade aconteceu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

Conforme a soldado Jerusa Oliz Nunes Alves, pedagoga e instrutora no projeto, o programa teve início em agosto de 2009, com 40 crianças, entre nove e 11 anos. Todos matriculados regularmente nas escolas do município. Alguns filhos de policiais militares e crianças indicadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA).

Jerusa explica que o Pelotão Mirim, dentro de sua abrangência, é um precioso instrumento de inclusão social às crianças e aos adolescentes, pois enfoca a busca de valores éticos, morais e sociais que visam o desenvolvimento destes com vista ao exercício pleno da cidadania e dando noções no trato na família, na escola, nas ruas, no trabalho e no funcionamento do Estado. “Os alunos ao longo do curso desenvolveram as seguintes disciplinas: Ordem Unida, Educação Ambiental, Primeiros Socorros oral e escrita, História da Brigada Militar e Saúde Física. Estas atividades estão voltadas a transformação destas crianças em cidadãos responsáveis e inseridos nas suas responsabilidades sociais”, relata.

Neste ano, o programa contou com duas instrutoras, sendo Jerusa e a Soldado Maura Caldas Rodrigues, além dos voluntários: o 2º Sargento da reserva remunerada Modesto de Jesus Neto, e o Soldado Fábio Menezes Viçosa, do 2º grupo do Batalhão Rodoviário.

A soldado relata que para o desenvolvimento deste programa, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Bagé, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Segurança Pública (GGI), da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), das empresas Stadtbus e Anversa, da SraEliara Medeiros, do Rotary Club de Bagé, Rotary Club Bagé Sul, Rotary Club Pampa, a NG Escolinha de Futsal e Associação dos Freis Capuchinhos.

No ato, foram entregues a cada colaborador um agradecimento pelo apoio prestado ao Pelotão Mirim. “Queremos ressaltar a importância da contribuição de cada parceiro, pois a Brigada Militar não conseguiria sozinha, desenvolver este programa”, diz a instrutora.

Os responsáveis pela execução do Pelotão Mirim agradecem a Prefeitura de Bagé pela cedência da sala de aula e os materiais didáticos, o GGI pelo fornecimento do telecentro e do material de informática, a Smed pelos uniformes, e os demais envolvidos para o sucesso do programa este ano.

Durante o ano, o 2° sargento da reserva remunerada Neto, desenvolveu de forma voluntária a ministração de Ordem Unida ao primeiro pelotão no turno da manhã. Já o turno da tarde recebeu orientações do soldado Fábio Menezes Viçosa.

Se despedem do Pelotão Mirim, os Sgts Mirins, Arthur Rodrigues Irrasabal Teixeira, Laís Rosa de Oliveira, Maria Eduarda da Silva Tarouco, Lorenzzo Piemollin Barbosa e Miguel de Souza Pinto.

Conforme Jerusa, durante o ano de 2018, os soldados mirins passaram por vários momentos em que foi preciso demonstrar que o realmente desejavam, como fazerem parte do quadro da Brigada Mirim do 6º RPMON. “Muitos desistiram, mas os alunos que formaram-se, persistiram, foram perseverantes e incansáveis”, conclui.