Primeira edição do Seminário do Esporte reúne profissionais e esportistas

Foto: Patrícia Leal

Teve início nesta quarta-feira (17) o I Seminário Municipal de Esporte, realizado pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). As atividades são realizadas nos turnos da manhã e tarde, no Complexo Esportivo Presidente Médici (Militão), onde durante os três dias de evento, serão realizadas capacitações voltadas ao esporte. Para esta primeira edição, o chefe de gabinete da secretaria, Elton Fernandes, ressaltou a escolha das modalidades. “A ideia é de integrar o processo pedagógico, afinal, somos muito práticos quando tratamos de esporte. Já para as próximas edições, trabalharemos com outras modalidades para que o esporte possa atingir um nível técnico maior”, explicou.

A abertura do evento reuniu profissionais da educação física, além de praticantes de esporte. O primeiro dia contou com aulas do treinador Jorge Schmidt, tricampeão brasileiro pela Frangosul/Ginástica e a Ulbra durante a década de 1990, responsável por apresentar o curso Treinamento Tendência, com carga horária de 12h, entre aulas práticas e teóricas, como treinamento de qualidade, fundamentos de levantamento, defesa, bloqueio e recepção.

O técnico, com mais de 30 anos de experiência no voleibol, comentou a importância dos profissionais buscarem atualização dentro do treinamento técnico esportivo. “A evolução do esporte acontece de forma gradativa e encontros como estes são uma das ferramentas principais para que possamos manter um alto nível técnico”.

Schmidt ressaltou ainda a importância do incentivo à prática esportiva na cidade. “O que está sendo realizado aqui é um exemplo para toda a comunidade da região, tanto quando desenvolve disputas, como, quando busca a qualificação dos esportistas. Dentro da nossa conversa, vamos trabalhar por seis horas a teoria e por mais seis horas a prática de técnicas para o treinamento esportivo”, concluiu.

As atividades têm continuidade até sexta-feira (19), quando os participantes recebem seus certificados de conclusão, pelo prefeito Divaldo Lara, e o árbitro Jean Pierre de Lima, que deve abordar as principais regras, uso das tecnologias (VAR) com lances em vídeo para debate.

A programação conta ainda com a participação dos seguintes instrutores:

Bruno Azambuja é técnico do Bagé Basquetebol Clube (BBC) e passou por treinamentos recentes na Sérvia, Lituânia e Croácia. O tema das atividades será Treinamento e Regras onde palestra sobre Fundamentos e Sistemas de Jogo, Manobras e Movimentações e Regras do Jogo.

Guilherme Veloso é professor de educação física na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Bagé. O docente falará sobre Paradesporto Educacional, Bocha e outras modalidades. Dentro da abordagem, Veloso palestra sobre a História do Paradesporto, Inclusão, Qualidade de Vida e Modalidades do Paradesporto.

Confira os dias e horários das aulas:
Dia 18 de outubro
8h – Vôlei
12h – Vôlei
13h30 – Paradesporto
17h30 – Paradesporto

Dia 19 de outubro
9h – Futebol
12h – Futebol
13h30 – Futebol
17h30 – Futebol