Cultura, projetos e homenagens – Semana do Professor 2018 apresenta atrações diversificadas

Foto: Divulgação

Com uma programação especialmente preparada para acolher e homenagear os professores da rede pública municipal de educação, a Semana do Professor deste ano está movimentando a cidade desde a última terça-feira. A Semana do Professor 2018 é uma promoção da Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Educação e Formação Profissional, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e apoio da Urcamp e da Defend.

A abertura da programação contou com um momento cultural onde mais de mil pessoas prestigiaram a peça de teatro “Que raio de professora sou eu?”, encenada pela companhia porto-alegrense Etceteratral. A secretária de Educação, Adriana Lara, avalia que momentos como os que estão sendo proporcionados nesta semana são fundamentais, tanto para renovação, como para mostrar aos docentes a sua real e fundamental importância na sociedade. “Tudo está sendo pensado e feito com muito carinho, pois acreditamos que a educação se faz em todos os momentos e nos mínimos detalhes”, mencionou Adriana ao destacar que o mote principal da semana é inspirado na frase de Paulo Freire: “A educação é um ato de amor”.
Revista Educativa supera expectativas
Outro momento esperado, foi o lançamento da Revista Educativa. A publicação, feita anualmente, ganhou um caráter mais científico neste ano. Isto porque a SMED buscou elevar a qualificação do periódico junto à CAPES. “A qualidade tanto dos textos como do material e apresentação da revista deste ano superou as expectativas de todos. Nós da SMED agradecemos a importante parceria com as universidades locais, que foram parceiras na oferta de cursos de capacitação dos nossos professores para a escrita científica, e também na avaliação minuciosa dos projetos apresentados”, observou Adriana, ao citar de forma especial o apoio da Urcamp, Uergs, Unipampa, Ifsul, Ideau e Conselho Municipal de Educação.
A professora Tatiane Pereira destacou a qualidade do material deste ano. “Parabéns a esta edição da Revista Educativa que está com uma bela capa, ótimos trabalhos que representam a qualidade da educação de nosso município. Acredito que os assuntos abordados servirão de suporte pedagógico aos colegas e também é uma forma de nós professores vermos o nosso trabalho reconhecido”. Já o professor César Torres, comentou que toda a programação foi diferenciada, além da qualidade dos textos publicados. “Nos organizamos na escola e a equipe diretiva teve a oportunidade de estar presente nas atividades da Semana do Professor. Destacamos a programação que foi pensada para valorizar os profissionais, além do cuidado com os detalhes para que cada momento se torne especial. Parabenizo a SMED pela escolha dos locais de cada evento e pela Revista Educativa, que nesta edição está mais completa, com novo design e bem mais atraente, além do projetos, artigos e resumos de excelente qualidade”, destacou.