Secult realiza City Tour em principais pontos turísticos de Bagé

Foto: Paulo Batista

Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Arquivo Público, Coordenadoria do Turismo e o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda realizou o city tour ‘Roteiro Origem e Memória revisando a nossa história’. O objetivo é promover a conscientização da comunidade sobre o desenvolvimento do turismo no município, além de potencializar o poder da atratividade, especialmente na semana em que Bagé completa 207 anos.

De acordo com a coordenadora de turismo da Secult, Silvana Carvalho Silva, o passeio turístico foi idealizado em alusão ao aniversário da cidade, com a intenção de fomentar da origem a memória e partir deste momento explorar pontos que não são abordados turisticamente. “Nossa intenção é fazer esse levantamento histórico e trazer essa memória que as vezes fica um pouco esquecida no imaginário do bageense”, ressaltou

O city tour percorreu diversos pontos turísticos e históricos da cidade como o Forte de Santa Tecla, Catedral de São Sebastião, Colégio Justino Quintana, Cemitério Municipal Padre Germano, Museu Dom Diogo de Souza, Praça da Estação, 3º Batalhão Logístico (Blog) e Arquivo Público

As visitas duraram em média 30 minutos e foram acompanhadas pelas equipes responsáveis pela programação, que na ocasião repassaram aos envolvidos as informações sobre a história e curiosidade de cada local. Durante o percurso de um local para outro, os passageiros do ônibus que fez o transporte, escutavam os relatos sobre cada ponto turístico.

A proposta do projeto vem ao encontro a divulgação das atrações turísticas que Bagé oferece

Luciane Botelho, moradora de Curitiba há alguns anos, conta que está na cidade para visitar familiares que moram aqui e participou do tour a convite de uma tia. “Aproveitei a oportunidade para conhecer um pouco mais da cidade. Achei o percurso muito interessante, onde consegui ter um olhar diferenciado para os locais através da visão da história que foi contada”, confirmou.

O roteiro matinal incluiu a presença dos alunos do quarto ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Pedro e Mascarenhas de Moraes e pessoas da comunidade que buscaram o passeio para conhecer mais o município onde residem. Já no período da tarde, a visitação foi acompanhada de pessoas ligadas à história e alguns turistas que também aproveitaram a oportunidade para conhecer esses espaços.