Produtores avaliam 1º Seminário Municipal de Agroindústria

Foto: Patrícia Leal

Dentro da programação da Semana de Bagé, aconteceu, nesta quarta-feira (11), no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, o 1º Seminário Municipal de Agroindústria. O evento debateu os “Benefícios da Inspeção Alimentar” dividido em dois painéis com profissionais da área.

O evento realizado pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Emater, foi direcionado a assistidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), além de acadêmicos de medicina veterinária, alunos do curso de técnico em agropecuária do Instituto Federal Sulriograndense (Ifsul) e produtores interessados no conteúdo.

A médica veterinária Ane Burns, responsável técnica da rede de supermercados Nicolini, tratou da importância da inspeção e os cuidados com as doenças transmitidas por alimentos. “É de grande importância debater junto aos produtores, pois dados oficiais do Ministério da Saúde mostram que existe um alto índice de doenças transmitidas por alimentos, das quais ainda se desconhece a causa. Em uma região onde se tem muita produção e manejo, a necessidade do conhecimento é maior, ainda mais com o alto índice de abigeato” comenta a veterinária. Também foi apresentado um painel com a técnica da Emater, Carmem Leite, tratando sobre a cadeia produtiva na agroindústria com foco na carne.

Para a apicultora, Rosa Resende, a troca de experiências e o bate papo com o público foi o diferencial do evento. “Trabalho há 20 anos com mel. Hoje produzo artesanalmente o hidro mel e estamos estudando a possibilidade de iniciar a comercialização do produto. A troca de informações que foi oportunizada durante o seminário foi de extrema importância e mostra que se faz necessário e é benéfico aproximar o trabalho técnico de inspeção ao produtor”, comenta Rosa.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Cleber Carvalho, comemora o sucesso do evento. “Estamos muito felizes com a participação e o interesse de todos. Esta é uma grande conquista onde poderemos construir, junto à comunidade, o fortalecimento da cadeia produtiva da cidade”, conclui o titular da pasta.