Escola São Pedro recebe o espetáculo Além das Fronteiras

Foto: Fábio Quadros

Na tarde desta quinta-feira (12), a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) juntamente com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizaram o evento Além das Fronteiras, atividade que finalizou as aulas de violão e acordeon ministrados por André Ely e pelo argentino Alejandro Brites, respectivamente.

Durante os dias 11 e 12, Ely e Brites ministraram oficinas dois dois instrumentos para alunos do Instituto Municipal de Belas Artes e comunidade em geral. A ação culminou com um show realizado pela dupla para grande público e contou com abertura da Orquestra Jovem do Pampa.

O maestro Joab Muniz começou apresentando cada um dos instrumentos que seriam tocados no palco para um publico majoritário de crianças da escolas e, na sequência, apresentou duas canções.

No ponto alto, os tocaram canções como ‘Mercedita’ e “Milonga para as Missões”, sob muitos aplausos dos presentes.

Para a titular da Secult, Anacarla Flores, a atividade foi mais uma oportunidade para o público participar direta e indiretamente: “Nesta Semana de Bagé optamos por realizar eventos em diversas áreas, mas com ênfase na atuação da comunidade também, não só como público, mas como parte integrante das atividades”, destacou.

Já o renomado acordeonista Brites, que já tocou com Renato Borghetti e Yamandú Costa, além de fazer parte da equipe de Luiza Possi, falou sobre as características da músicas da Fronteira: “O Chamamé é um só em qualquer local, a forma de tocar de acordo com o país que estamos praticamente não muda, apenas uma outra questão pontual”, relatou.