Daeb intensifica obra de esgoto pluvial no bairro Bonito

Foto: Deivd Leonel

Com a melhora da condição climática dos últimos dias, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) intensificou a obra de esgoto pluvial para resolver o problema de alagamento no bairro Bonito. Nesta semana, 15 funcionários da autarquia estão trabalhando na Rua Barão do Itapevi. Além disso, foram destinados, para o local, um caminhão de içamento, uma caçamba, uma retroescavadeira e uma escavadeira cedida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nesta quinta-feira (12/07), foram construídas caixas para ligar as galerias às linhas de bueiros maiores, ou seja, de 900 milímetros. A previsão é de mais uma semana para a conclusão deste trecho da obra, que no total deverá durar aproximadamente dois meses para ser entregue à comunidade, dependendo dos fatores climáticos.

A obra

A iniciativa, aguardada há 40 anos pelos moradores, tem como objetivo evitar o acúmulo da água da chuva, principalmente na Rua Doutor Mário Araújo, que historicamente sofre quando há fortes precipitações. Serão implantados 1.660 metros de bueiros em seis ruas do bairro. Além da colocação de bueiros, serão construídos e reformados caixas coletoras de pluvial e poços de visita (PVs). Esta é a maior obra de esgoto pluvial da atual gestão.