Semapa realiza estudo técnico para a construção da barragem da Arvorezinha

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção do Meio Ambiente (Semapa) contratou , em abril deste ano, quatro profissionais habilitados para desempenhar as funções de Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental, Arqueólogo e Geólogo. Os técnicos estão realizando o estudo de conhecimento do projeto para a construção da barragem da Arvorezinha, analisando o impacto e o plano básico ambiental.

De acordo com o secretário da Semapa, Aroldo Quintana, os profissionais integram a equipe que trabalha no licenciamento da barragem, juntamente com o coordenador de licenciamento da pasta, Rui Garrastazu e coordenadora de políticas ambientais, Aline Caldeira.

Ainda não se pode informar o prazo para o fim desta primeira etapa, pois, conforme Quintana, para que este estudo seja realizado, é necessária a colaboração documental de outros órgãos, como o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb).

Para o titular da pasta, o processo está transcorrendo dentro das expectativas. “Devido à complexidade e por ser um grande projeto, nossa equipe está trabalhando para que a obra seja realizada com o devido licenciamento. Além disso, existe o empenho para que a área ao entorno também seja preservada, desta forma, os rios e nascentes despejam água de qualidade na barragem”, finaliza.